O Projeto Rota Eco-Escolas – “Rota dos 20” chega ao concelho da Mealhada dia 20 de maio, sexta-feira. A entrega do testemunho pelo concelho de Vagos será feita no Centro de Interpretação Ambiental (CIA), numa cerimónia marcada para as 10h30, seguindo-se a plantação simbólica de cinco árvores no Parque da Cidade.

A Mealhada é o último concelho do distrito de Aveiro a receber o projeto Rota Eco-Escolas – “Rota dos 20”, numa passagem de testemunho que inclui 40 elementos das quatro Eco-escolas do concelho de Vagos (Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, EB 2,3 de Vagos e Escola Secundária de Vagos). No dia 23 começa a rota pelas 13 escolas e jardins de infância do concelho da Mealhada que integram o projeto.

As escolas assumem a responsabilidade de sugerir medidas concretas, no âmbito da mobilidade sustentável, que possam ser aplicadas na região onde se insere escola. Comprometem-se também a contribuir para a diminuição do impacto ambiental das deslocações diárias incentivando os “peddy buses”, a partilha de transporte ou o uso da bicicleta.

No concelho da Mealhada, a autarquia dá início à rota pelas escolas, dia 23 de maio, com a entrega ao jardim de Infância de Antes. Este passará o testemunho – a bandeira e o registo das melhorias a implementar – à EB1 de Antes que, por sua vez o passará à EB1 de Casal Comba. Até dia 9 de junho, o testemunho passa ainda pelo Centro Escolar da Mealhada, pela Escola Profissional Vasconcellos Lebre, pela E.B. 1 de Barcouço, pelo jardim de infância do Carqueijo, pelo Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa, pela Casa da Criança Maria do Resgate Salazar, Fundação Bissaya Barreto do Luso, pelo Jardim de infância da Vacariça, pelo Jardim de infância da Quinta do Valongo, pelo jardim de infância do Canedo e pelo jardim de infância da Pampilhosa, que o devolve à Autarquia.

Estas passagens de testemunho serão feitas cumprindo regras conducentes à mobilidade sustentável: de bicicleta, a pé, de trotineta, de triciclos, de autocarro ou de comboio.

Mealhada, 12 de maio de 2016