DSC08344No âmbito do programa Eco-Escolas, a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) criou este ano a iniciativa “Rota dos 20”, para comemoração dos 20 anos das Eco-Escolas em Portugal. A Rota dos 20 centra-se na mobilidade sustentável e na participação ativa das crianças e jovens na procura de proposta e soluções.
No concelho de Ovar os testemunhos passaram em todas as escolas galardoadas com a Bandeira Verde, durante o período de 7 a 14 de março. Nos testemunhos foram registadas as opiniões e sugestões para que o município de Ovar tenha uma mobilidade mais sustentável. Uma das propostas, da Escola Secundária Júlio Dinis, para melhorar a mobilidade sustentável, é a criação de uma rede de transportes municipal que sirva todas as escolas do concelho, e que utilize como combustível uma energia limpa – o hidrogénio, cujas principais vantagens são a ausência de poluição e a utilização como comDSC08320_bustível do elemento mais abundante no universo. Ovar com H2Bus seria uma boa aposta!
A última passagem do testemunho entre as escolas do concelho, foi feita no dia 14 de março. Os alunos do Ecoclube Júlio Dinis deslocaram-se à Escola Básica António Dias Simões para passarem o testemunho Rota dos 20. A distância que separa as duas escolas, cerca de 2 Km, foi percorrida a pé, com a boa disposição dos participantes que desta forma contribuíram para incentivar a deslocação na cidade sem recurso a veículos motorizados, fomentando formas de mobilidade mais sustentáveis e amigas do ambiente.

Sisandra Sousa
coordenadora Eco-Escolas