No dia 28 de janeiro de 2016 deu-se o encerramento da Rota dos 20 do distrito de Évora, no concelho de Portel. Numa sessão que contou com a presença do presidente da câmara municipal, José Manuel Grilo, com a coordenadora nacional do Programa Eco-Escolas, Margarida Gomes, com a coordenadora Eco-Escolas, Cláudia Cruz, com a Diretora do Agrupamento de Escolas, Paula Figueiredo, com os respetivos professores e alunos representantes de cada turma.

Os alunos representantes das diversas turmas da escola apresentaram diversas propostas, salientando-se entre elas as que se relacionam com a acessibilidade de crianças com mobilidade condicionada e ainda a gestão de trânsito e estacionamento na porta e imediações da escola. O Pedro, uma criança do primeiro ciclo com problemas de mobilidade afirmou que gostaria de poder andar de baloiço. Solicitou por isso ao Presidente um baloiço acessível a pessoas com mobilidade condicionada para poder andar em segurança juntamente com os seus colegas. Já para a resolução do problema do trânsito junto à escola foram apresentadas várias propostas como por exemplo: colocar semáforos e lombas, adicionar rampas nos passeios para ser mais fácil subir e descer pessoas com mobilidade condicionada, sensibilização dos encarregados de educação para não estacionarem à frente da escola nas horas de mais congestionamento devido a muitos dos alunos circularem pela estrada podendo suscitar situações de perigo.

No final, houve um pequeno debate para analisar, avaliar cada situação individualmente e o presidente comprometeu-se a solucionar a proposta feita pelo Pedro. Ficou ainda decidido que a escola vai levar a cabo uma campanha de sensibilização.